O vereador Makrisi Sá, foi indicado pelo Presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto, para representar a instituição no Gabinete de Crise da Pandemia do Covid-19. O vereador apresentou algumas sugestões ao Coordenador do Gabinete para minimizar a disseminação do vírus na cidade, como solicitar auxílio às autoridades sanitárias do Governo do Estado a fim de colaborar para gerir o sistema de atendimento hospitalar dos casos graves de Covid-19; definir qual a quantidade de equipamentos/leitos/UTI’s para garantir o atendimento exclusivo da sua população; aplicar o reteste para os profissionais de saúde que irão retornar aos postos de trabalho; utilizar a força policial para disciplinar as filas nas lotéricas e bancos mantendo o distanciamento mínimo e evitar aglomerações.
Além destas, a Câmara também propôs o fechamento de bares para dispersar aglomerações; criação de barreiras sanitárias e de acesso aos bairros com maiores índices de infecção; comunicar a população os hospitais e Unidades de Saúde que atenderão as doenças não relacionadas como Covid-19. Segundo o vereador Makrisi, a Secretaria de Assistência Social faria verificação de quem já recebeu Auxílio Emergencial para que esta pessoa adote o isolamento social.
A proposta visa também fiscalizar os hospitais para verificar se os médicos, enfermeiros e funcionários estão usando os Equipamentos de segurança; ofertar seguro de vida para todos os trabalhadores da saúde; analisar como o Programa Melhor em Casa pode acompanhar paciente e levantar barreiras sanitárias e de controle de acesso nas entradas do município, evitando o acesso de pessoas que venham de cidades que já tenham casos de contágio e/ou de doentes já sintomáticos.
Mais ações – Já o vereador Fabrício Nascimento (PSB) solicitou ao governo estadual a instalação de uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz – LACEN/BA na região sul do estado para garantir mais eficiência e resultados rápidos para os testes da Covid-19.
Segundo o vereador, o material para exame é coletado e levado a Salvador diariamente por motoristas da Prefeitura de Ilhéus. A instalação de uma central do laboratório na região diminuiria custos para o município e aceleraria os resultados dos exames, que atualmente levam quatro dias para chegar a Ilhéus. O vereador também pede ao município que cobre ao Governo do Estado com celeridade, os 30 leitos que serão disponibilizados pelo Hospital Regional da Costa do Cacau.
Comentar