Em relação ao que foi veiculado no programa Tropa de Elite, na rádio Gabriela FM, sobre uso de explosivos para a implantação da rede de esgotamento sanitário em área atrás da Faculdade de Ilhéus, a Embasa informa que se encontra em andamento as obras de ampliação do SES do Ilhéus/Pontal com o objetivo de ampliar a cobertura de esgotamento sanitário na região e, em alguns pontos específicos, será preciso contar com serviço de detonação devido à característica do solo encontrado durante as escavações. Vale esclarecer que os procedimentos de segurança previstos para este tipo de intervenção estão sendo adotados, inclusive com o acompanhamento técnico de profissionais da área, garantido assim toda a segurança para a área do entorno.
Na área em questão, que pertence à Bacia E do SES da zona sul de Ilhéus, serão implantados 21 pontos de ligação dos imóveis à rede pública coletora de esgoto. A comunidade da área já foi informada, sendo que a mobilização continua nesta semana. Informamos também que, seguindo os procedimentos de segurança, a Polícia Civil também será informada 72 horas antes da detonação.
O uso de explosivos na obra do SES do Ilhéus/Pontal será feito apenas quando extremamente necessário e de forma planejada. Em 18 de janeiro, foram utilizados explosivos na Bacia Q, em frente a uma antiga estação de tratamento de esgoto (ETE) que será desativada, em área da avenida Pontal/Buerarema logo após uma ponte, no cruzamento com a rua Bela Vista. Também nesse local foi feita a mobilização dos moradores e adotados todos os procedimentos de segurança.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Comentar