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Saúde

Hospital Costa do Cacau abre 20 leitos exclusivos para COVID-19 e instala túnel de desinfecção

De acordo com a direção do Costa do Cacau, os pacientes chegarão à unidade por meio do Sistema de Regulação da Sesab.

O Hospital Regional Costa do Cacau, de Ilhéus, abre nesta quarta (6) uma ala exclusiva para pacientes vítimas do novo coronavírus (Covid-19), com 10 leitos clínicos e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Há, ainda, espaço para mais 20 leitos de UTI e 8 de enfermaria na nova ala, num total de 48 leitos hospitalares exclusivos para tratar pacientes vítimas da covid-19.

De acordo com a direção do Costa do Cacau, os pacientes chegarão à unidade por meio do Sistema de Regulação da Sesab. As mudanças farão com que o Costa do Cacau tenha “dois” hospitais no mesmo endereço, um para atendimento exclusivo para pacientes acometidos por coronavírus, evitando as contaminações cruzadas no ambiente hospitalar.

DOIS HOSPITAIS EM UM

Todo o fluxo de funcionários seguirá rígido controle de acesso, com a disponibilização de banheiros específicos para higienização, colocação e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Outra medida para evitar infecção pelo coronavírus foi a instalação de câmara de desinfecção produzida pelo Senai Cimatec. O equipamento tem uma estrutura de alumínio, que forma um corredor de 2,5m, com tubulação que pulveriza hipoclorito de sódio no profissional que teve contato com enfermo, diminuindo o risco de contaminação no momento da troca de roupa.

De acordo com o diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, a ala exclusiva para atendimento aos pacientes da Covid-19, diminui exponencialmente o risco de contaminação cruzada no ambiente hospitalar. “Com essas estruturas separadas, ao mesmo tempo que disponibilizaremos um tratamento especial e direcionado para o acometido pelo novo coronavírus, nós estaremos também resguardando a vida dos pacientes de outras patologias em nosso ambiente para tratamento de outras doenças”, concluiu.

MEDIDAS PREVENTIVAS

O encarregado administrativo do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Wanderson Aragão, destaca a importância dos investimentos realizados pelo Governo da Bahia. Ele assegura que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas pela direção do hospital, a exemplo da realização de treinamentos, orientações e entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

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