Escolhido presidente da Comissão Técnica de Agricultura, Pesca, Indústria e Comércio, na Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Luciano Luna (PV) voltou a defender a criação de uma secretaria municipal específica para atender o segmento da agricultura, considerando que o município tem grande potencial agrícola e uma área territorial rural extensa e produtiva.
Luna pediu ao governo municipal que estude esta proposta e inclua o retorno da pasta da Reforma Administrativa que o governo elabora e deverá ser encaminhada à Câmara nos próximos meses. Hoje, na estrutura administrativa da Prefeitura existe a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e, nela, apenas uma superintendência de Agricultura e Pesca. “Esta junção feita não deu certo. É preciso mudar”, admitiu o vereador.
De acordo com Luna, em um município com a zona rural extensa como Ilhéus é preciso contemplar as famílias que sobrevivem da produção agrícola. “É por isso que este debate é importante para quando chegar o projeto na Câmara os vereadores analisarem melhor o que vão votar”, disse no plenário.
“Os problemas dos pequenos agricultores são grandes. Precisam de apoio desde o início da produção até boas condições das estradas para o escoamento”, destacou, acrescentando que a agricultura familiar tem grande importância social, já que garante 70 por cento de toda a produção da merenda escolar.
“A sociedade está atenta. E eu terei um olhar crítico, de construção, do debate democrático, na luta por esta conquista”, afirmou. Luna assegura que quer contribuir, ajudar e aprender com quem vive da agricultura familiar. Além do parlamentar na presidência, a Comissão Técnica da Câmara conta com as presenças dos vereadores Abrão Santos (vice-presidente) e Ivo Evangelista.
Comentar