jizz tube carlos alba de martinez.
freeporn.com
Saúde

Participação popular marca abertura de Conferência Municipal de Saúde em Ilhéus

O prefeito Mário Alexandre fez questão de lembrar que a cidade não sediava um evento desta envergadura há quatro anos.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deu início na tarde de quinta-feira (25), no auditório do Hotel Praia do Sol, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. A estratégia, que segue até esta sexta-feira (26), visa ainda planejar a implementação das ações previstas nas políticas propostas pela população, diálogo e escuta qualificada essenciais para o bom funcionamento da saúde no município. O evento foi prestigiado pelo prefeito Mário Alexandre, que esteve acompanhado do secretário de Saúde, Geraldo Magela.

Durante dois dias, centenas de representantes de todos os segmentos locais envolvidos no SUS traçam de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas, numa jornada de discussões que vão apontar os rumos da saúde no município. Este ano o tema abordado é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são “Saúde como Direito e Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS”. Na oportunidade, os participantes assistiram uma palestra magma do médico Francisco Batista Junior.

Depois de quatro anos – Em seu discurso, o prefeito Mário Alexandre fez questão de lembrar que a cidade não sediava um evento desta envergadura há quatro anos. “Desde 2015 não se via algo parecido. A retomada do diálogo com o setor, a implantação de políticas públicas e um novo modelo de gestão pública, atraíram a participação popular, e faz com que déssemos este incrível salto na saúde. Os avanços chegam na ponta com a atenção básica, no qual saltamos, em dois anos, para cinquenta por cento, com alvo de chegar a setenta por cento”, manifestou.

Por sua vez, a coordenadora geral da 7ª Conferência em Ilhéus, Maria das Graças Souza destacou que “o evento é a maior iniciativa de participação social no município. Os planejamentos construídos nas conferências proporcionaram transformações históricas para a gestão da saúde no Brasil. Fica ainda mais relevante a realização desse planejamento eficaz com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem-feita”.  

As deliberações discutidas na CMS são resultantes dos debates ocorridos nos bairros, através das Pré Conferências. Esta representatividade local garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados. Segundo os organizadores, as propostas aprovadas em plenária em Ilhéus serão apresentadas na Etapa Estadual da Conferência e posteriormente na Conferência Nacional de Saúde que será realizada em agosto, em Brasília.

Retomada – O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela ressaltou a importância do debate quando o intuito é a reorganização do SUS em Ilhéus. “A população é convidada para interagir nesta ação. O fortalecimento do sistema depende muito das construções e escutas populares. Vale ressaltar a reconquista do EdPopSUS, graças à iniciativa dos governos municipal, estadual e federal asseguram a manutenção do programa, na promoção da qualificação da prática educativa no sistema”, explicou.  

Para o presidente do CMS, Rafael Santos, a Conferência vem em um momento de empoderamento popular, quando o povo tem a oportunidade de falar das suas problemáticas enfrentadas no seu cotidiano. Sua perspectiva, a partir de um modelo proposto, no exercício da democracia, conforme rege nossa Constituição. A partir de agora, discutiremos políticas públicas de qualidade, e com isso, adotar os modelos que venham dar mais acesso às ações direcionadas às minorias, dentro do direito universal a saúde”.

Participaram ainda da abertura do evento, o secretário Paulo Sérgio (Sedic); coordenadora da Média e Alta Complexidade, Érica de Jesus; diretor de Planejamento, Alberto Araújo; superintendente Gilson Nascimento (Sutram); diretora do Núcleo Regional de Saúde (NRS-Sul), Marize Eduane Pinheiro. Representando a Câmara Municipal, os vereadores Pr. Matos, Makrise Sá e Ivo Evangelista, além de diversos agentes de saúde do município de Ilhéus.

Compartilhe essa notícia

Parceiros

tattooed tgirl blown in twosome.indian xxx