Saúde

Prefeito de Ilhéus recepciona novos profissionais da saúde

Novos profissionais contratados passam a atuar na atenção básica de Ilhéus. Clodoaldo Ribeiro-Secom.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre recebeu na manhã desta terça-feira (24), os profissionais aprovados no processo seletivo simplificado 001/19 realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). As boas-vindas foram dadas no auditório do Centro Administrativo, com a presença de secretários municipais, vereadores, apoiadores, coordenadores e diretores da atenção básica de Ilhéus.

O chefe do Executivo ilheense ressaltou a importância de um atendimento humanizado e destacando a ampliação da cobertura da rede primária no Município, que de acordo com ele, saltou de 16 para aproximadamente 52%.

“A saúde é prioridade em nossa gestão. Compreendemos que com a chegada dos novos profissionais poderemos reforçar esse trabalho, assegurando a assistência à saúde, promovendo melhores condições de atendimento em respeito à dignidade das pessoas”, sublinhou.

Mário informou ainda que está sendo avaliada a possibilidade de um novo concurso público nas áreas da Saúde e da Educação. No tocante à restruturação dos estabelecimentos que prestam atendimento à saúde, pontuou que a unidade materno-infantil que será instalada no antigo Hospital Luiz Viana, vai abrigar a nova sede do SAMU192 e do Programa Saúde da Família (PSF).

“Hoje nós somos referência de qualidade de atendimento na região e temos a convicção de que por trás desses resultados, há muito trabalho, esforço e competência”, completou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela lembrou que os avanços colocaram Ilhéus em uma posição de destaque, com contratação de profissionais, reforma e construção de unidades de saúde, além dos acordos firmados entre o município e o Governo do Estado, que trarão mais benefícios à cidade.

Renal – “Antes o atendimento era exportado, hoje, recebemos essa demanda com seis portas de acolhimento de urgência e emergência no município. Ademais, já são realizadas cirurgias cardíacas e a expectativa é que seja realizado transplante renal no município. A fila para cirurgias eletivas foi zerada e as ações de saúde chegam às localidades mais distantes, por meio dos mutirões”, destacou.

Magela explica que até março de 2020, a Sesau pretende implantar o prontuário eletrônico, com o intuito de informatizar, gerenciar e dar suporte à rede da atenção básica no Município. O gestor também lembra que os agentes de Endemias já possuem tabletes para aprimorar e intensificar as atividades de controle da dengue em Ilhéus.

“É importante termos esse feedback da gestão. Através desse encontro notamos o comprometimento com os profissionais e isso estimula o trabalho desenvolvido. Estou disposto a auxiliar no fortalecimento do serviço prestado à comunidade ilheense”, afirmou Lucas Santana, enfermeiro contratado por meio da seleção.

Jailma Lima, coordenadora da Atenção Básica esclareceu que os novos servidores contratados estão sendo capacitados para atuarem nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e nos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

O processo seletivo simplificado realizado pela Sesau admitiu 76 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, lotados nas 23 Estratégias de Saúde da Família. O preenchimento de vagas é pelo período de um ano.

Compartilhe essa notícia

Parceiros